Nature Access to All – este projeto, financiado pelo programa Interreg Central Baltic, visa facilitar o turismo acessível e sustentável nas regiões do Báltico Central, melhorando o acesso às infraestruturas, aos produtos e à informação sobre turismo de natureza, contribuindo assim para o aumento do número de turistas.
ONAT4All - O projeto, financiado pelo programa Erasmus+, visa contribuir para melhorar os conhecimentos, as competências e as aptidões na definição de produtos, serviços e processos turísticos acessíveis dos guias turísticos/organizações públicas e privadas, das PME ativas no turismo de natureza/aventura e nas atividades ao ar livre; e das restantes organizações e instituições.
DIVETOUR – este projeto, financiado pelo programa Erasmus+, pretende criar e testar metodologias e ferramentas inovadoras para formar estudantes e profissionais do setor do turismo para enfrentar os seus desafios atuais, numa perspetiva de colaboração ativa e inclusiva que envolverá todos aqueles que, de diferentes pontos de vista, lidam com o turismo acessível.
ACCESSTOUR (Accessible Tourism for Inclusion and Value Creation in Rural Areas of Norway) é um projeto de investigação liderado pelo Instituto de Investigação de Nordland que ajudará as empresas de turismo nas zonas rurais a concretizar o potencial que existe em tornar os destinos mais acessíveis a todos.
RESTAT (Recognition Of Skills To Transform Accessible Tourism) - financiado pelo programa Erasmus+, visa colmatar a escassez de cursos de formação profissional disponíveis, oferecendo uma solução holística e integrada para tornar os trabalhadores e profissionais do turismo competentes, prontos a oferecer diversos serviços personalizados a turistas com necessidades especiais e, nomeadamente, a atuar posteriormente como verdadeiros promotores do turismo acessível.
IN-TOUR (INclusive TOURism Professions. European Curricula For Accessible Tourism Manager And Frontline Staff), financiado pelo programa Erasmus+, visa colmatar uma lacuna no sistema de formação na Europa relacionada com o turismo acessível. Com um vasto leque de parceiros com experiência nos domínios do turismo acessível, da acessibilidade, da formação e da educação, o projeto desenvolverá cursos de formação profissional em regime de aprendizagem mista para um perfil de gestor de turismo inclusivo (ITM) de pós-graduação e um perfil de pessoal de linha da frente do turismo inclusivo (ITFS) de licenciatura, envolvendo 3 universidades que ministram formação profissional.
ACCESS-IT (Innovation for Accessible Tourism in Natural and Rural Areas), financiado pelo programa Erasmus+, procura colmatar a lacuna de competências em matéria de turismo acessível entre as PME do setor do turismo, oferecendo uma formação abrangente nos domínios do turismo acessível, da inovação e do desenvolvimento sustentável das Áreas Naturais e Rurais (ARN).
COME-IN! Inclusive Museums in Europe Project, financiado pelo programa Interreg Central Europe, visa valorizar o património cultural da Europa Central, tornando os museus mais pequenos acessíveis a um público mais vasto de pessoas com deficiência.
TAD - The Ability Advisor, financiado pelo programa Erasmus+, visa contribuir para tornar a Europa um destino verdadeiramente acessível a todos os visitantes, formando profissionais do sector do turismo e da hotelaria através de uma abordagem de aprendizagem em contexto de trabalho, encarando a questão de um novo ponto de vista.
NEWSCAT (New Skills for Customized Accessible Tourism), financiado pelo programa Erasmus+, fornecerá ferramentas e metodologias para melhorar as aptidões e competências dos guias turísticos e de outros profissionais do sector do turismo para lidar com as novas exigências e requisitos dos clientes, especificamente os derivados da crescente percentagem de potenciais clientes com necessidades especiais (como pessoas com deficiência ou idosos) que exigem um serviço personalizado para cobrir as suas necessidades individuais.
TOUR4ALL (Development of curricula on Accessible Tourism for VET Tourism Courses), financiado pelo programa Erasmus+, tem como objetivo desenvolver um módulo sobre Turismo Acessível para estudantes, professores e profissionais do sector do turismo.
Programa All for All – Portuguese Tourism, promovido pelo TdP, integra um conjunto diversificado e abrangente de iniciativas promovidas pelo Turismo de Portugal, com vista a estimular, informar, formar e apoiar todos os agentes e entidades que compõem a cadeira turística, em três áreas: Adaptação da Oferta; Capacitação dos Recursos; Promoção da Oferta e do Destino.
Programa Praia Acessível, Praia para Todos, é um projeto lançado em 2005, resultado de uma parceria protagonizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal. O seu principal objetivo é dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o seu uso universal, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.
Programa Festivais Acessíveis, uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação visa promover e distinguir práticas inclusivas em eventos culturais que detenham as necessárias condições de acessibilidade e inclusão (conforto, segurança e autonomia) para todos os públicos sem exceção, incluindo pessoas com necessidades específicas a nível motor, sensorial e cognitivo, ou ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como grávidas, crianças e seniores.
AccessTUR, é uma iniciativa da Accessible Portugal, apoiada pela Turismo do Centro e pelas sete Comunidades Intermunicipais (CIM's) da região, com o objetivo de promover o turismo acessível e a inclusão social.
Algarve for All, é uma iniciativa da Accessible Portugal, com o apoio da Região de Turismo do Algarve (RTA), voltada para a promoção do turismo acessível e inclusão social.
InclusivTUR, é uma iniciativa da Accessible Portugal, com o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Turismo do Alentejo E.R.T., com o objetivo de promover o turismo acessível e inclusão social na região central do Alentejo.
TUR4all, é uma fonte de informação e divulgação das condições de acessibilidade dos Recursos Turísticos, abrindo portas a novos segmentos de viajantes e melhorando a experiência turística para todos.
Inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite às máquinas demonstrarem raciocínio semelhante ao humano e capacidades como a tomada de decisões autónoma. Através da assimilação de vastas quantidades de dados de treino, a IA aprende a reconhecer fala, a detetar padrões e tendências, a resolver problemas de forma proativa e a prever condições e ocorrências futuras. Mais informação nesta hiperligação.
Um chatbot é um programa de computador que simula uma conversa humana com um utilizador final. Nem todos os chatbots estão equipados com inteligência artificial (IA), mas os chatbots modernos utilizam cada vez mais técnicas de IA conversacional, como o processamento de linguagem natural (PNL), para compreender as perguntas dos utilizadores e automatizar as respostas às mesmas.
O termo RA refere-se a uma tecnologia que utiliza o mundo à sua volta como base e, através de "adicções" digitais, modifica-o adicionando determinados elementos artificiais, criando uma espécie de ambiente misto. É como se, de alguma forma, o mundo virtual se completasse com o mundo real que todos temos à nossa volta. São tecnologias que, a todo o momento, permitem continuar a ver tudo o que temos à nossa frente, mas com informação virtual sobreposta. Daí o nome aumentado.
Já a RV inclui todas as tecnologias que ocultam diretamente o ambiente real, mostrando-lhe apenas um ambiente totalmente criado digitalmente. Com este tipo de realidade, não é possível ver o que está à nossa frente, ao lado ou atrás de nós, mas, no máximo, podemos ver recriações virtuais do ambiente ou avatares que recriam imagens virtuais da pessoa com quem estamos a falar. É muito utilizada em videojogos que utilizam óculos totalmente imersivos.
Essencialmente, as fotografias ou vídeos em 360 graus são imagens em que a visão em todas as direções é captada e apresentada em simultâneo. Pode pensar que esta é uma inovação recente, mas, na verdade, as pessoas têm tentado captar e reproduzir experiências imersivas em 360º há séculos.
A impressão 3D é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material a partir de um modelo 3D digital. Fabricação aditiva é o processo de criar objetos a partir de modelos digitais criados em três dimensões. As tecnologias de fabricação aditiva compreendem a fusão a laser, fundição a vácuo e moldagem por injeção.
Metaverso é o termo que indica um tipo de mundo virtual que tenta replicar/simular a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e, "Internet". O metaverso é a representação da possibilidade de se ingressar em uma espécie de realidade paralela, como se fosse um tipo de outro universo e vida. Em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso.
O termo IoT, ou Internet das Coisas, refere-se à rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que facilita a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos. Graças ao advento de chips de computador baratos e telecomunicações de alta largura de banda, agora temos bilhões de dispositivos conectados à Internet. Isso significa que dispositivos do dia a dia, como escovas de dentes, aspiradores, carros e máquinas, podem usar sensores para coletar dados e responder de forma inteligente aos usuários.
Código QR (sigla do inglês Quick Response, "resposta rápida" em português) é um código de barras bidimensional, que pode ser facilmente lido usando a maioria dos smartphones equipados com câmera. O código foi criado em 1994 pela companhia japonesa Denso Wave. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite transferir informação entre o seu telefone e outros dispositivos através de um simples toque entre os dois dispositivos. Tal como o Bluetooth, é um sistema padrão que funciona em todos os dispositivos de diferentes fabricantes e torna mais prático efetuar transações, trocar conteúdo digital e ligar dispositivos. Pode transferir informações entre o seu telefone e outros telefones e dispositivos móveis, dispositivos de pagamento e dispositivos de áudio e vídeo em casa. Por exemplo, pode partilhar endereços da Web, contatos, números de telefone, faixas de música, vídeos ou fotografias.
Um beacon é um pequeno transmissor de hardware unidirecional sem fio que usa Bluetooth de Baixa Energia (BLE) para transmitir um identificador exclusivo junto com qualquer outro sinal (dados) para dispositivos próximos habilitados para Bluetooth. Os beacons BLE podem transmitir dados em distâncias curtas com alta precisão, o que pode ser útil para diversos casos de uso. Simplificando, os Beacons conectam e transmitem dados (sinais) para dispositivos inteligentes, tornando a interação e a pesquisa baseadas em localização mais precisas e fáceis.
Norma Portuguesa 4523 - Turismo Acessível em Estabelecimentos Hoteleiros
ISO/IEC Guide 71:2014 - Guide for addressing accessibility in standards
ISO/IEC 40500:2012 - Information technology — W3C Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0
Norma Europeia EN 301 549
Diretiva (UE) 2016/210
Norma Portuguesa 4564 - Acessibilidades: Pavimentos táteis em espaço público exterior
EN 17210:2021 Accessibility and usability of the built environment - Functional requirements
TR 17621 Accessibility and usability of the built environment - Technical performance criteria and specifications
TR 17622 Accessibility and usability of the built environment - Conformity Assessment
ISO 21542:2021 Building construction - Accessibility and usability of the built environment
ISO/IEC Guide 71:2014 Guide for addressing accessibility in standards
ISO 21902:2021 Tourism and related services — Accessible tourism for all — Requirements and recommendations
ISO 5727:2024 Accessibility and usability of the built environment — Accessibility of immovable cultural heritage — Principles and methodology for interventions